VANTAGENS
- É energia renovável;
- Biodiesel é biodegradável e não tóxico;
- O Brasil possui muitas terras cultiváveis permitindo a produção de uma enorme variedade de oleaginosas;
- Maior facilidade no transporte e fácil armazenamento, devido ao seu menor risco de explosão. O biodiesel na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petróleo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o transporte deste;
- O biodiesel é mais seguro do que o diesel de petróleo. O ponto de combustão do biodiesel na sua forma pura e de mais de 300 F contra 125 F do diesel comum. Equipamentos a biodiesel são, portanto, mais seguros;
- O seu uso contribui para a diminuição do efeito estufa, proporcionando um ganho ambiental para todo o planeta pela diminuição da poluição atmosférica;
- Para a sua utilização até o B5, não há necessidade de adaptação nos motores em caminhões, tratores ou máquinas;
- Gera emprego e renda para o campo, uma vez que prioriza o uso de matérias-primas, como mamona e dendê, advindos da agricultura familiar e das regiões Norte e Nordeste do país;
- O produtor rural poderá produzir seu próprio combustível, reduzindo os de custos na propriedade;
- Os subprodutos da produção do biodiesel poderão ser usados como nutrientes para o solo agrícola;
- É constituído de carbono neutro, ou seja, o gás carbônico gerado pela queima do biodiesel é reabsorvido pelas oleaginosas e, combinado com a energia solar, realimenta o ciclo, neutralizando suas emissões;
- O calor produzido por litro é quase igual ao do diesel;
- Pouca emissão de partículas de carvão. O biodiesel é um éster e, por isso, já tem dois átomos de oxigênio na molécula;
- É necessária uma quantidade de oxigênio bem menor que a do diesel;
- O etanol vem da indústria do álcool, uma industria forte e que faz circular um grande volume de capital, gera empregos e ainda gera dinheiro para o governo através dos impostos, ajudando a reduzir o déficit publico;
- Na queima do biodiesel, ocorre a combustão completa, devida a sua oxigenação.
- A exaustão do biodiesel é menos ofensiva. O uso do biodiesel resulta numa notável redução dos odores, o que é um benefício real em espaços confinados. De fato se assemelha um pouco com o cheiro de batatas fritas. Não foram noticiados casos de irritação nos olhos;
- Os óleos vegetais usados na produção do biodiesel podem ser obtidos de qualquer oleaginosa.
- A pesquisa e prospecção do petróleo são muito cara. O capital utilizado neles pode ter um fim social melhor para o país, visto que o biodiesel requer muito menos dinheiro para pesquisa;
- A maior parte dos veículos da indústria de transporte e da agricultura usa, atualmente, o diesel. O biodiesel é uma alternativa econômica, tendo a vantagem de ser mais confiável e por ser renovável;
- Como combustível já é uma realidade em expansão;
- Possibilidade de utilização dos créditos de carbono vinculados ao Mecanismo de Desenvolvimento Limpo decorrentes do Protocolo de Kyoto;
- Estável e com boa atividade;
- Perspectiva de exportação de biodiesel como aditivo de baixo conteúdo de enxofre, especialmente para a União Européia onde o teor de enxofre está sendo reduzido paulatinamente de 2.000 ppm em 1996, para 350 ppm em 2002, e 50 ppm em 2005.
- Melhora o número de cetano (melhoria no desempenho da ignição) e lubricidade (redução de desgaste, especialmente do sistema de ignição) podendo, assim, aumentar a vida útil dos motores.
- O biodiesel não requer armazenamento especial. Na sua forma natural pode ser armazenado em qualquer lugar onde o petróleo é armazenado, e pelo fato de ter maior ponto de fusão é ainda mais seguro o seu transporte.
- Diminuição do “Efeito Estufa”;
- Não requer modificação nos motores do ciclo diesel para eles funcionarem;
- Requer pouca modificação nas estruturas existentes do diesel;
- Crédito de Carbono (1t de biodiesel evita a produção de 2,5 t de CO2);
- Produzido a partir de fontes renovaveis como óleos vegetais, frituras e gordura animal;
- Aumento da arrecadação pelo aumento atividade econômica.
DESVANTAGENS
- Os grandes volumes de glicerina previstos (subproduto) só poderão ter mercado a preços muito inferiores aos atuais; todo o mercado de óleo-químicos poderá ser afetado;
- Não há uma visão clara sobre os possíveis impactos potenciais desta oferta de glicerina;
- Tem uma produção ligeiramente mais baixa de energia, se comparada a um volume equivalente do diesel regular;
- Pode ser mais caro do que o diesel regular dependendo da área e da matéria-prima utilizada;
- Poucos pontos de abastecimento se comparado ao diesel regular;
- No inverno, pode apresentar problemas com a temperatura.
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